Fatos Históricos do dia 21 de setembro - O Teor da Existência



Fatos Históricos importantes do dia 21 de setembro
Dia Internacional pela Paz

Dia nacional da Árvore
Em 21 de setembro de 1764 - Consta no Livro "Quilombo do Campo Grande", de Tarcisio Jose da Costa, que as tropas de Luiz Diogo Lobo da Silva, governador de Minas Gerais, marchou para o arraial de São Pedro de Jacuí,donde até o dia 29 de setembro formaram esquadras, infantarias de ordenança. auxiliar de pretos e pardos libertos, que estabeleceram regimentos de patrulhas de forma a evitar o extravios de ouros e diamantes para São Paulo ou Goias.
Em 21 de setembro de 1890 - Freidrich Engels escreveu para Josef Bloch numa carta em que consta "de acordo com a concepção materialista da história, o fator determinante da história e da vida real e nem Marx nem eu jamais afrimamos outra coisa. Se de forma essa posição no sentido que o fator econômico é o único determinante transforma-se assim numa frase vazia. as condições econômicas são as infra-estruturas e as bases mais outros setores da superestrutura também exercitam suas influências no curso da história.

Em 21 de setembro de 1909 - nasce Kwame Nkrunah, político ganense fundador do Pan africanismo, falecido em 1972.

Jófre Soares

Em 21 de setembro de 1918 - Nasceu em Palmeiras dos Índios o ator brasileiro Jófre Soares, falecido em (19/08/1996).
Em 21 de setembro de 1920 - O VIII Congresso do Partido Socialista do Uruguai decide ingressar na Internacional Comunista.
Norma Benguell
Em 21 de setembro de 1935 - Nasceu Norma aparecida Almeida Pinto Guimarães d' Aurea Benguell, que ficou conhecida como Norma Benguell, atriz, cineasta, produtora, cantora e compositora brasileira.
Em 21 de setembro de 1949 - Mao Tse Tung anuncia a vitória comunista após a longa guerra civil na China. Passa a ter um governo sob a direção do Partido Comunista Chinês.


Em 21 de setembro de 1954 - Teve início a  II Conferência Sindical na qual foi discutida a Fundação da União dos Lavradores e trabalhadores Agrícolas do Brasil (ULTAB) sob a liderança do PCB. sete anos mais tarde surgiu a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Campo - Contag.
Independência do Mali

 Em 21 de setembro de 1960 - Independência do Mali
Em 21 de setembro de 1971 - Numa ação atriubída a ALN - Ação Libertadora Nacional, houve um incêncio na caminhonete da Folha de São Paulo, tendo Otavio Frias fazendo um editorial insensurável na Primeira Página.


Em 21 de setembro de 1975 - grande manifestações nas ruas de Lisboa, Porto e em todo Portugal, contra o governo e os generais Fabião e Charais, que desejavam por fim ao processo revolucionário.
Orlando Letellier

Em 21 de setembro de 1976 - Orlando Letellier ex- ministro de Salvador Allende foi assassinado em Washington, Pela Operação Condor.

Em 21 de setembro de 1977 - nasce Daniele Suzuki, atriz e apresentadora brasileira
José Eduardo dos Santos
Em 21 de setembro de 1979 - assumiu o poder em Angola o engenheiro José Eduardo dos Santos, com a morte de Antonio agostinho Netto.

Em 21 de setembro de 1998 - falece  a atleta Florence Griffith Joyner, do 100 m raso, estadunidense.
Em 21 de setembro de 2002, o professor Salloma Salomão Jovino da Silva, recepcionou a visita do professor Dr. Boubacar Barry da Universidade Cheik ant Diop do Dakar, em visita na Unicamp onde de forma descontraída, tocaram tambor, almoçaram e disto resultou num artigo chamado "Expressões da Negritude na Política, na Poéticae nas artes".
Em 21 de setembro de 2004 - O Partido Comunista da India (marxista lenininsta) e a Guerra Popular e o Centro Comunista Maoista se fundem e formam o Partido Comunista da India - PCI
Kofi  Annan

Em 21 de setembro de 2006 - Kofi Annam pelo dia Internacional da Paz, afirma que este não é um dia para pensar na Paz, mas fazer algo pela PAZ.
Em 21 de setembro de 2014 - 7a. Caminhada em defesa da Liberdade Religiosa no rio de Janeira, uma mobilização iniciada pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR).
Em 21 de setembro de 2015 - A 15a. CREDE, realiza a formação em História e cultura afro-Brasileira e Indígena, praticas e vivencias, na sala de reuniões. O objetivo é proporcionar a formação continuada aos professores da rede estadual de ensino das diversas áreas do conhecimento na herança africana, afro-brasileira e indígena para a inserção desses saberes na organização curricular, escolar e continuada práticas pedagógicas nas relações étnico-raciais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo - O dia de Èrê - Manoel Messias Pereira

Beleza negra, beleza Cívica

História - A história de Madá - Manoel Messias Pereira