Unesco e Unicef apoiam evento no Rio de Janeiro sobre futuro da Educação

UNESCO e UNICEF apoiam evento no Rio sobre futuro da educação 

 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apoiam a realização nesta semana (quinta e sexta-feira) no Rio de Janeiro da quarta edição do Encontro Internacional Educação 360, cujo objetivo é discutir os rumos da educação no Brasil e no mundo.
O evento, que acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, reunirá professores, diretores, gestores, especialistas, alunos e representantes de comunidades locais.
Evento no Rio de Janeiro tem objetivo de reunir especialistas para discutir os rumos da educação,. Foto: Flickr/Agecom/Carol Garcia
Evento no Rio de Janeiro reúne especialistas para discutir rumos da educação no Brasil e no mundo. Foto: Flickr/Agecom/Carol Garcia
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apoiam a realização nesta semana (quinta e sexta-feira) no Rio de Janeiro da quarta edição do Encontro Internacional Educação 360, cujo objetivo é discutir os rumos da educação no Brasil e no mundo.
O evento, que acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, reunirá professores, diretores, gestores, especialistas, alunos e representantes de comunidades locais.
A iniciativa é dos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Sesc, patrocínio da Fundação Telefônica, Colégio pH e Fundação Itaú Social, com apoio do governo do Ceará. O evento ainda conta com a parceria de mídia da TV Globo, Canal Futura, TechTudo, Revista Crescer e Revista Galileu.
O encontro terá debates para compartilhamento de visões e experiências, buscando entender as demandas da sociedade em relação ao ensino e à aprendizagem, engajar e motivar o público com exemplos reais, incentivando a expansão do conhecimento.
Entre os convidados, estão o filósofo francês Gilles Lipovetsky; o educador israelense Yaacov Hech; a criadora do Design for Change, Kiran Sethi; a fundadora e diretora da Fundación Escuela Nueva, Vicky Colbert; o chefe da sessão de Políticas Educacionais da UNESCO Francesc Pedró; a psicóloga e psicanalista brasileira Viviane Mosé; e a humanitária argentina Lia Dinski.
Outros destaques são as mesas de estudos de casos que irão apresentar diversas iniciativas bem-sucedidas que vêm obtendo resultados surpreendentes em várias partes do Brasil, seguidas de debate com especialistas. Os temas das mesas incluem Cidades Educadoras, Parcerias, Diversidade e Transições.
Um menino de 10 anos, refugiado da Síria, participará da mesa sobre Diversidade. As oficinas “maker” vão reunir interatividade, entretenimento e conteúdo, abordando temas como literatura infantil, novas tecnologias, entre outros assuntos.
Outra iniciativa é a Feira de Startups, que conta com a apresentação de cinco propostas inovadoras para romper barreiras e desenvolver novas plataformas de ensino.
O evento será transmitido ao vivo pelos sites do Globo, do Extra e do Canal Futura.
Leia o perfil dos palestrantes:
Gilles Lipovetsky: Filósofo francês, Lipovetsky é um dos pensadores mais originais da atualidade. Graduado em Filosofia pela Universidade de Grenoble, recebeu o título de doutor honoris causa de universidades do Canadá, Bulgária, Portugal, México, Colômbia e Brasil. Teórico da hipermodernidade e da pós-modernidade, é considerado um intelectual de referência para os temas da moda e do consumo.
Yaacov Hecht: Com muita persistência e esforço, tornou-se um dos mais revolucionários pensadores e trabalhadores no campo da educação, sempre numa perspectiva radicalmente democrática. Fundou o Instituto para a Educação Democrática em Israel, atuando internacionalmente como consultor, palestrante e facilitador de oficinas para vários grupos comunitários interessados em criar estruturas educacionais próprias. Sua vida, seu pensamento e sua prática são referências para milhares de escolas democráticas e dezenas de cidades educadoras em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Kiran Sethi: Sua história começou em 2001 na Índia, quando, incomodada com a proposta pedagógica da escola em que seu filho estudava, decidiu fundar seu próprio centro de ensino. A Riverside School, que fica em Ahmedabad, tem como proposta ser um espaço em que as crianças são as protagonistas, utilizando o conhecimento aprendido na escola para transformar a realidade à sua volta. O trabalho desenvolvido por lá deu tão certo que, em 2006, nasceu o movimento Design for Change, com a missão de espalhar pelo mundo uma abordagem simples, flexível e inovadora, que encoraja crianças e jovens a serem protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O Design for Change está presente em 35 países. No Brasil, é desenvolvido pelo Instituto Alana, com o nome Criativos da Escola.
Vicky Colbert: É fundadora e diretora da Fundación Escuela Nueva e cocriadora do modelo pedagógico da Escuela Nueva, conhecido por sua eficácia na melhoria da qualidade e relevância da educação básica em escolas desfavorecidas em toda a Colômbia. Foi vice-ministra da Educação da Colômbia e atuou como conselheira regional em Educação do UNICEF para a América Latina e Caribe. Em 2013, ganhou Wise (World Innovation Summit for Education) Prize, uma premiação internacional da Fundação do Catar.
Francesc Pedró: Se uniu ao setor de educação da UNESCO em 2010, em Paris, na França, onde lidera o trabalho sobre políticas de desenvolvimento e educação no ensino superior. Sua equipe cuida das políticas de desenvolvimento, tecnologia e educação, incluindo avaliações de políticas nacionais e pesquisas comparativas. Anteriormente, foi analista de políticas sênior no Centro de Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE.
Viviane Mosé: Capixaba, é psicóloga e psicanalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também se tornou especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. É mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora do livro “Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”, indicado ao prêmio Jabuti de 2002 na categoria psicologia e educação. Publicou, em 2005, sua tese de doutorado, “Nietzsche e a grande política da linguagem”. Redigiu e apresentou o quadro “Ser ou não ser”, do Fantástico, no qual abordava temas de filosofia em uma linguagem mais cotidiana. É também autora dos livros de poemas “Escritos”, “Toda Palavra”, “Pensamento chão” e “Desato”.
Lia Dinski: Nascida na Argentina, formou-se em jornalismo e se especializou em filosofia budista na Índia, tendo o Dalai Lama como um de seus professores. Hoje, vive no Brasil e se dedica a assuntos essencialmente humanitários. É cofundadora da Associação Palas Athena, um centro de estudos filosóficos sem fins lucrativos dedicado à educação e à assistência social. Participa ainda do Fundo Mundial para a Natureza (World Wildlife Fund) e coordena o Comitê Paulista da Década da Cultura de Paz, um programa da UNESCO.

Cinema

Serão exibidas três sessões por dia do filme “Nunca Me Sonharam”, que convida ao diálogo sobre a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil.
Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, o filme questiona como nós, enquanto sociedade, estamos cuidando e valorizando a qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais sensível e transformadora de suas vidas.

Feira de Startups

Participantes:
FazGame: Plataforma para alunos e professores criarem, compartilharem e publicarem jogos educativos de narração de histórias.
Happy Code: Escola que oferece aulas de robótica, programação (jogos e aplicativos) e construção de drones para crianças e adolescentes.
VRMonkey: Startup líder em realidade virtual no Brasil. Eles atuam em diferentes áreas, como arquitetura, educação, produção de jogos e simuladores. Já receberam prêmios da Amazon, Intel, entre outros.
AppProva: O aplicativo busca estimular o conhecimento e o engajamento dos alunos que vão participar do ENEM por meio de questões, desafios e simulados. Eles identificam seus pontos fortes e suas maiores dificuldades.
Robomind: É uma startup que oferece aulas de robótica. Para a instituição, a robótica educacional é uma metodologia que privilegia o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de preparar o aluno para o mundo digital. Eles têm aula da educação infantil ao ensino fundamental (6º ao 9º ano).
A programação completa está disponível no site www.educacao360.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo - O dia de Èrê - Manoel Messias Pereira

Beleza negra, beleza Cívica

História - A história de Madá - Manoel Messias Pereira