Fatos Históricos do dia 29 de outubro - O Teor da Existência
Fatos Históricos importantes do dia 29 de outubro
Em 29 de outubro de 1665 - Guerra Civil no Kongo, quando Antonio I do Congo ou Nvila-a Nkongo marques de Kiva foi um manicongo (rei), governando de 1661 a 1665, acabou sendo decapitado na Batalha de Ambuila, na luta contra os portugueses, ele que recorreu a apoios como da Holanda e Espanha, mas não teve sucesso, e as relações com Portugal foram tornando-se tensas, até que na disputa em torno da sucessão do pequeno Reino de Ambuilla, conduziu-se a uma Batalha em que os portugueses com armas massacraram os congoleses. E Antonio I, foi decapitado.
Jean le Rond D'Lambert
Louis Jean Joseph Charles Blanc
Adalgisa Nery
Nelson Cavaquinho
Queda da Bolsa de Nova York
Em 29 de outubro de 1930 - nasceOmara Portuondo - cantora cubana
Em 29 de outubro de 1938 nasce Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria
Em 29 de outubro de 1940 nasce Frida Boccara cantora maorroquina
Em 29 de outubro de 1945 - Getúlio Vargas é deposto por movimento militar. E José Linhares presidente do STF assume a presidência provisoriamente.
Em 29 de outubro de 1956 - Início da Guerra do Suez. Israel invade a Península do Sinai e força as tropas do Egito para outro lado do Canal de Suez.
Nito Alves
Em 29 de outubro de 1976 - Recordemos Nito Alves e José Van Dunem foram acusados de fracionismo no seio do Partido MPLA e acabaram suspensos. Ambos propuseram a criação de uma comissão de Inquérito para apurar os fatos.E o atual presidente José Eduardo dos Santos presidiu mas preferiu não por a público talvez uma retalhação aos camaradas. Depois disto Zita Valles esposa de José Van Dunem com ligações com o PCUS, foi expulsa acusada de ter ligações com o serviço secreto soviético, em maio de 1977 todos foram expulsos do partido. E renderam muitos livros essa história.
Ana Cristina Cesar
Em 29 de outubro de 1983 - Suicído de Ana Cristina Cesar brasileira a mais importante poetisa depois de Cecília Meirelles
Ela que fora jornalista, da Revista Isto é, Veja, da rede Globo, da rede Record, formada em Letras, professora de Língua Inglesa com Mestrado.
Em 29 de outubro de 1985 - nasce Ximena Sariñana cantora mexicana
A Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” – HiCABI/UNIPAMPA foi constituída na Universidade através da Portaria nº 1356, de 03 de agosto de 2010.
Seu papel será o de coordenar a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos processos de ensino na UNIPAMPA, as quais tratam da obrigatoriedade da inclusão das temáticas de “História da África e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e da “Educação das Relações Étnico-Raciais” nos currículos da Educação Básica.
A cerimônia de posse da HiCABI/UNIPAMPA ocorreu na manhã do dia 29 de outubro de 2010, a partir das 9h, no Salão “Camilo Moreira” da Prefeitura Municipal de Bagé. Na ocasião, a professora Nilma Lino Gomes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou ao grupo reunido o desenvolvimento histórico da luta do movimento negro, desde a escravização dos africanos até as organizações mobilizadas nos dias de hoje, a visão predominante da população afro-descendente e indígena, e focou o papel da educação e do ensino no tratamento de questões das relações étnico-raciais e da diversidade no Brasil.
Durante à tarde, a Comissão realizou a sua primeira reunião de trabalho no prédio da Reitoria. Durante o momento, contamos com a presença e assessoria da professora Nilma Lino Gomes nos auxiliando e intervindo nas discussões, na reflexão e nos encaminhamentos das demandas e ideias levantadas pelo grupo presente.
Em 29 de outubro de 2012 - A Fundação Palmares divulgou a relação de Propostas selecionadas para o Programa de Formação de Agentes da Juventude Negra (NUFAC).
Regina Dourado sendo velada
Terry Callie
Em 29 de outubro de 2016 - No Museu Afro-Brasil -Ibirapuera/São Paulo -Conversa com o objeto- História da arte e cultura material.
Em 29 de outubro de 2016 - No Vietnã, representantes de 59 (cinquenta e nove ) patidos comunistas, reunem-se paradiscutir a Crise do capitalismo.
Comentários
Postar um comentário