Eleições de Cuba



A determinação dos 24.361 colégios eleitorais que participarão das eleições, pertencentes às 12.515 circunscrições de todo o país, integra-se ao cronograma previsto para as eleições gerais, as quais serão de novo, como reiterou o general-de-exército Raúl Castro «exemplo de verdadeiro exercício de democracia, sustentado na ampla participação popular, a legalidade e transparência do processo».
Segundo a secretária da Comissão Eleitoral Nacional, María Esther Bacallao Martínez, 8% dos colégios estará em casas privadas, onde se estão criando todas as condições para garantir o estrito cumprimento das normas legais que sustentam as eleições.
Fez questão em que se trabalha, também, nas propostas para a criação das comissões eleitorais especiais, na aprovação dos distritos eleitorais, com vistas à segunda etapa das eleições, bem como na determinação do número de deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular e de delegados às Assembleias Provinciais, que deverão ser indicados por municípios.
A capacitação, disse, é outra constante. Neste período, ressaltou, o maior ênfase está no processo de publicação e verificação das listas daqueles que exercerão seu direito ao voto, passo determinante para a atualização do Registro dos Eleitores e no qual todos nós devemos participar de maneira ativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo - O dia de Èrê - Manoel Messias Pereira

Beleza negra, beleza Cívica

História - A história de Madá - Manoel Messias Pereira