dia da Umbanda

Em 15 de novembro de 1908 - surge a umbanda a primeira religião brasileira. conforme Lei 12644 de 16/05/2012 - Dia Nacional da Umbanda.
A Umbanda é uma religião Brasileira-Afro, baseada no culto à ancestralidade Brasileira. Ela se organizou durante um longo período, desde o advento da chegada dos Africanos ao Brasil.
Algumas correntes associam sua origem ao médium Zélio Fernandino de Morais, que em 1907 recebeu a comunicação de uma entidade que teria determinado o inicio da Umbanda como religião. Contudo, sem querer diminuir a importância desse evento, é fato que havia relatos mais antigos sobre a prática Umbandista.
Esta prática uniu a cultura local com conceitos trazidos pelos Africanos vindos de diversos locais da África. Miscigenando conceitos indígenas Brasileiros, Africanos, Curandeirismo, teorias Espíritas e conceitos Cristãos.
Com o passar do tempo, todos esses conceitos foram aperfeiçoados formando uma cultura única que mais tarde recebeu o nome de Umbanda. Existem várias teorias para o significado dessa palavra, eu gosto de interpretá-la como “Lado Bom”.
A base da preservação da prática Umbandista está na oralidade. Por isso, os ensinamentos são passados durante os trabalhos e toda a liturgia segue orientação do plano espiritual individualizado em cada Templo.
Atualmente, existem diversas vertentes utilizando o nome de Umbanda. Decorrente desse sincretismo, observamos que muitas casas estão misturando conceitos de outras práticas religiosas, numa tentativa de “resgatar” as origens da Umbanda, o que no meu ponto de vista é um erro sério: tal prática está descaracterizando os fundamentos da religião e gerando confusão para os adeptos.
Precisamos entender que a espiritualidade ou a ancestralidade trabalhada na Umbanda não é compatível com os cultos Afro-Brasileiros, como Candomblé, por exemplo, muito menos com o Espiritismo codificado por Allan Kardec.
Por isso é importante valorizar a Cultura e a prática Umbandista, remover o que não pertence a Ela e resgatar a sua essência. Hoje em dia é comum ouvir defesas entusiasmadas falando que dentro da Umbanda pode-se “tudo” devido à diversidade Cultural nela encontrada. Eu não concordo com isso, o que muitos chamam de diversidade eu prefiro chamar de fundamentos. É fato que não seria possível codificar a Umbanda como aconteceu com o Espiritismo, mas daí a praticar absurdos em seu nome e colocar a culpa na diversidade é uma afronta.
A Umbanda está fundamentada no culto aos ancestrais brasileiros; na purificação espiritual e elevação do caráter; no respeito à Natureza e no auxílio gratuito aos necessitados de ajuda. Qualquer prática que não esteja compatível com esses fundamentos básicos não pertence à religião.
O potencial de crescimento Dela é grande, justamente porque o culto abraça diversos seguimentos religiosos. Atualmente há presença da religião em diversas partes do mundo, por isso temos o orgulho de dizer que A Umbanda pode ser definida como uma nação de origem Brasileira com influência Africana.
Àse. Bàbáláwo Ifádámiláre Agbole Obemo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo - O dia de Èrê - Manoel Messias Pereira

Beleza negra, beleza Cívica

História - A história de Madá - Manoel Messias Pereira