Fatos Históricos do dia 15 de novembro - O teor da existência

Fatos Históricos importantes do dia 15 de novembro



Em 15 de novembro de 1889 - Proclamação da República Brasileira. Rui Barbosa assinou o primeiro documento da república provisória.Primeiro presidente Marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Tanto Marechal Deodoro quanto Rui Barbosa ambos monarquistas.A república brasileira nasce de um golpe.
Zélio Fernandinho de Moraes
fundador da Umbanda



Em 15 de novembro de 1908 - Aconteceu a primeira manifestação do Caboclo sete Encruzilhada por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandinho de Moraes, no distrito de Neves em São Gonçalo - Rio de Janeiro. Fundada a Umbanda.
Em 15 de novembro de 1917 - Faleceu o cientista social  francês Émile Durkheim
Fauzia Fuad do Egito
Em 15 de novembro de 1921 - Nasceu a princesa Fauzia Fuad do Egito (falecida em 2003).
Mwai Kibaki


Em 15 de novembro de 1931 - Nasceu Mwai Kibaki, ex-presidente do Quênia, foi também ministro, da Saúde, Interior e das Finanças.
Jorge de Lima



Em 15 de novembro de 1953 - Faleceu no Rio de Janeiro, aos cinquenta e oito anos Jorge Matheus de Lima, poeta, médico, romancista, biógrafo brasileiro, ele que era natural de União dos Palmares - AL.

Em 15 de novembro de 1964 - O Estado brasileiro, por meio de sua ditadura civil e militar assassina o gráfico Israel Tavares Roque, militante do Partido Comunista Brasileiro -PCB.
Jenifer Charles


Em 15 de novembro de 1968 - nasceu a cantora norte americana Jenifer Charles
Em 15 de novembro de 1969 - Duzentos e cinquenta mil pessoas participaram da marcha em Washigton contra a guerra do Vitnã.
Em 15 de novembro de 1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas, menos para presidente, no Brasil pós golpe de 1964.
Yasser Arafat


Em 15 de novembro de 1988 - Yasser Arafat no Exílio proclama o Estado Palestino
João Goulart
o Jango, das reformas de Base, que tanto incomodaram a elite burguesa brasilera.
O corpo de Jango chegando à Brasilia para a exumação em 2013
Em 15 de novembro de 2008 - Concedida a Anistia Política ao presidente brasileiro João Goulart o único presidente brasileiro que faleceu no exílio após ser deposto pelo golpe de 1964.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo - O dia de Èrê - Manoel Messias Pereira

Beleza negra, beleza Cívica

História - A história de Madá - Manoel Messias Pereira