Fatos Históricos do dia 21 de novembro - O Teor da Existência
Fatos Históricos importantes do dia 21 de novembro
Voltaire
Em 21 de novembro de 1694 - Nasceu Fraçois Marie Aroet conhecido como Voltaire, filósofo iluminista francês, falecido em 1778.
Giovanni Battista Libero Badaró
jornalista e médico iltaliano
Em 21 de novembro de 1830 - Faleceu o jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, médico italiano, que atuava no Brasil.Vitima de assassinato no Brasil.
Em 21 de novembro de 1889 - Nasceu em Nancy -França, o egiptólogo francês Étinne Drioton
Em 21 de novembro de 1947 - Foram depredadas as oficinas do Jornal comunista "Tribuna Popular", pertencente ao Partido Comunista Brasileiro - PCB.
cantora Alcione
Em 21 de novembro de 1947 - Nasceu a cantora, compositora e instrumentista brasileira Alcione
Michel Suleiman
Em 21 de novembro de 1964 - O jogador de futebol Pelé, como ficou conhecido Edson arantes do nascimento, fez 8 gols numa partida entre Santos e Botafogo, na qual o Santos ganhou de 11 a 0.
Astrogildo Pereira
Em 11 de novembro de 1965 - Faleceu Astrojildo Pereira, escritor, jornalista, crítico de literatura e fundador do Partido Comunista Brasileiro - PCB (nascido em 1890)
Em 21 de novembro de 1967 - Durante o período da Guerra dos 6 dias, quando da ocupação da Península do Sinai, da Faixa de Gaza e dos Montes de Golan por parte de Israel, dois professores universitários, Brian McComarck (Universidade do Arizona) e Michael McComarch (Universidade de Harvard) decidiram instituir o World Hello Day, ou Dia da Saudação, na qual constitui em cumprimentar 10 pessoas em 180 países diferentes, num apelo pela Paz.
Em 21 de novembro de 1970 - O governo português, numa operação batizada de Operação Mar Verde, visando a captura de todos os integrantes do PAIGC, então aquartelados em Conacri
Caiuby Alves de Castro
Em 21 de novembro de 1973 - Foi preso Caiuby Alves de Castro, bancário, casado, 48 anos de idade, militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB. Como preso do estado brasileiro, tornou-se um desaparecido político, nas mãos dos agentes torturadores do Estado Brasileiro.
Congresso Nacional
Em 21 de novembro de 1979 - Congresso Nacional aprovou em votação de dois dias a Reforma Partidária decretando o fim da arena e do MDB
Em 21 de novembro de 2015 - a escritora africana Chimamanda NgoziAdiche disse que a África não é só pobreza.
“O problema com estereótipos não é que eles sejam falsos, mas sim que eles são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história”, diz Chimamanda Ngozi Adichie em sua palestra no TED Talks, The danger of a single story. Nessa palestra, a escritora nigeriana fala sobre a recepção dos seus romances e a surpresa de alguns leitores ao se depararem com a diversidade multicultural e multiétnica na Nigéria e na África em geral: a África não se resume apenas a miséria e pobreza. Chimamanda escreve sobre sua realidade, aliás, as diversas realidades presentes na Nigéria, suas tribos, tradições, hábitos e costumes. Pessoas ricas e pobres, boas e más, pessoas solidárias e pessoas que lucram com a guerra.
Meio Sol Amarelo, segundo romance da autora, tem como pano de fundo a guerra civil da Nigéria: alguns anos após a sua independência, em 1960, a região do sudeste da Nigéria, dominada pela etnia igbo, clamou pela separação do seu território, instaurando, em 1967, a República de Biafra. Lembremos que o território da Nigéria foi colonizado e “desenhado” de maneira arbitrária pelos europeus, de modo que as diversas tribos etnicamente diferentes que ali viviam (yorubás, hauçás, igbos etc) passaram a fazer parte de um mesmo país, juntamente com os seus conflitos culturais e religiosos – conflitos estes, aliás, instigados pelos britânicos.
Comentários
Postar um comentário